No primeiro ano do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os investimentos em publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e dos ministérios nos canais de TV do Grupo Globo e afiliadas tiveram um salto significativo. Comparando os números, houve um aumento de 60%, passando de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões em 2023.
Esses dados, já ajustados pela inflação, originam-se de um levantamento feito pelo Poder360, que utilizou informações do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). Em 2022, a Globo representava 28% da publicidade governamental em TV, número que dobrou para 56% em 2023.
Entre as emissoras, a Globo destacou-se por ser a única a registrar crescimento nesse segmento. Outras grandes redes como Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e suas afiliadas viram seus repasses serem reduzidos pela metade ou até menos em comparação ao ano anterior. A CNN Brasil teve um leve aumento de R$ 1,4 milhão para R$ 1,5 milhão.
A Secom aponta que os dados são constantemente atualizados, podendo apresentar variações que resultam em interpretações diversas. Apesar disso, não especificou quais seriam essas possíveis distorções. A secretaria reitera que segue critérios técnicos de agências contratadas para alocar seus recursos publicitários, evitando comentar comparações com gestões passadas.
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