Globo Recebe 60% Mais Publicidade com Lula que Bolsonaro

No primeiro ano do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os investimentos em publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e dos ministérios nos canais de TV do Grupo Globo e afiliadas tiveram um salto significativo. Comparando os números, houve um aumento de 60%, passando de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões em 2023.

Esses dados, já ajustados pela inflação, originam-se de um levantamento feito pelo Poder360, que utilizou informações do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). Em 2022, a Globo representava 28% da publicidade governamental em TV, número que dobrou para 56% em 2023.

Entre as emissoras, a Globo destacou-se por ser a única a registrar crescimento nesse segmento. Outras grandes redes como Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e suas afiliadas viram seus repasses serem reduzidos pela metade ou até menos em comparação ao ano anterior. A CNN Brasil teve um leve aumento de R$ 1,4 milhão para R$ 1,5 milhão.

A Secom aponta que os dados são constantemente atualizados, podendo apresentar variações que resultam em interpretações diversas. Apesar disso, não especificou quais seriam essas possíveis distorções. A secretaria reitera que segue critérios técnicos de agências contratadas para alocar seus recursos publicitários, evitando comentar comparações com gestões passadas.

💬 E aí, pessoal? Como vocês veem esse aumento significativo nos investimentos em publicidade pela Secom? Compartilhem suas opiniões! 🤔

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